quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cássio Cunha Lima será empossado no Senado

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram os agravos regimentais que contestavam o deferimento do registro de candidatura do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) e liberaram o tucano para ser empossado no Senado Federal. 

A decisão foi tomada por unanimidade na tarde desta quarta-feira (19) quase seis meses após o provimento do recurso extraordinário que pedia a liberação da candidatura do senador e um ano após a sua vitória nas urnas com mais de um milhão de votos. 
O comunicado da decisão deve ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que este comunique ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) no sentido da Corte local agende a data da diplomação do tucano. Somente após ser diplomado Cássio será empossado.
Após a decisão do ministro Joaquim Barbosa de comunicação imediata ao TSE sobre a liberação para diplomação de Cássio, o ministro Marco aurélio contestou. Segundo o ministro, como se tratava de agravos referentes a um recurso Extraordinário, o comunicado a Corte Eleitoral só deria ser feito após a publicação dos acórdãos no Diário da Justiça. O voto de Marco Aurélio foi vencido pela Corte que votou com o ministro relator Joaquim Barbosa.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Filme sobre menino vítima de chuva em Campina Grande é exibido em comunidade

José Deyvison Fernandes, de 10 anos, foi arrastado por correnteza em julho.
Ele protagonizou documentário sobre trabalho infantil em Campina Grande.

 

Quando eu crescer (Foto: Divulgação) Os moradores da comunidade do Mutirão, em Campina Grande, vão assistir pela primeira vez ao documentário sobre a vida do menino José Deyvison Fernandes, de 10 anos, que morreu durante uma forte chuva na cidade no mês de julho. A equipe de produção de "Quando eu crescer" vai exibir quatro sessões do curta metragem na sexta-feira (21) na Escola Municipal Paulo Freire, onde o garoto estudava, às 9h, 10h, 13h e 14h.
Segundo o diretor Emmanuel Dias, a homenagem será prestada três meses depois do corpo do menino ter sido encontrado. Ele foi levado por uma enxurrada quando sua casa desabou no dia 17 de julho, mas o corpo só foi resgatado no dia 20. A mãe de Deyvison também foi arrastada pela correnteza, mas conseguiu se agarrar em uma árvore e foi resgatada com vida.

"Apesar de já ter 'estreado', ainda não tínhamos exibido para os moradores da comunidade onde Deyvison morava. Nós apresentamos o filme em duas escolas e conversamos com alunos da mesma faixa etária dele", disse Emmanuel, que é estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O documentário foi lançado no mesmo dia do enterro, sob clima de luto. "Quando eu crescer" aborda o preconceito sofrido por crianças que trabalham. Segundo Emmanuel Dias, Deyvison era chamado de 'Zé do Grude' pelos colegas de escola porque trabalhava em um lixão de Campina Grande para ajudar a renda da família, o que o fazia evitar brincadeiras coletivas. Seu sonho era ser vendedor de sapatos.
Quando eu crescer (Foto: Divulgação)
O projeto recebeu incentivo da UEPB quando Emmanuel fazia um curso de extensão em Produção de Documentário.
"Depois que nós caímos em campo, a diretora da escola recomendou Deyvison como nosso 'personagem' devido à sua história forte. Nós passamos dois meses em pré-produção. Um dos desafios foi conquistar a confiança dele. Aos poucos ele se entrosou. Era um menino muito simples", revelou o diretor.
Segundo ele, a família de Deyvison está superando aos poucos a ausência do menino. "A mãe ainda está em fase de aceitar a perda do filho, mas nós ficamos muito felizes ao saber que eles conseguiram se mudar do casebre onde moravam e que o pai dele voltou a estudar. Percebemos uma evolução, uma vontade de superar as dificuldades", comentou o diretor.

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governador anuncia lançamento de edital para preencher mais de mil vagas no magistério na PB





O governador Ricardo Coutinho anunciou que até o final de outubro a Secretaria de Educação vai lançar o edital do concurso público para preenchimento de 1.040 vagas destinadas a professores do Ensino Médio. A informação foi repassada pelo governador nesta segunda-feira (17), durante o programa semanal "Fala Governador”, transmitido pela rádio Tabajara FM para uma cadeia de rádios no Estado, que foi gravado excepcionalmente no Palácio da Redenção.

Segundo informou o governador, a meta é contratar os candidatos aprovados em fevereiro para que os professores estejam em sala de aula no início do ano letivo de 2012. "Essa é uma grande conquista para a categoria por diminuir a precarização e para dar aos professores a perspectiva e a oportunidade de uma carreira. Para os alunos, significa um ensino com mais qualidade”, destacou.

Durante o programa, o governador destacou os investimentos do programa "Paraíba Faz Educação”, lançado em agosto de 2011 e destacou programas de Formação Continuada dos professores pela UEPB no valor de R$ 9 milhões. "A UEPB é uma peça central nessa construção de uma nova realidade em nosso Estado”, comentou.

Ricardo disse que as ações na área de educação já estão em plena execução, como o Educador Digital, que oferece curso de informática para 2.507 professores que receberão um netbook para auxiliar as aulas. Outro bom exemplo é o prêmio Educação Exemplar, que vai premiar com 14º salário mil professores e as 100 melhores escolas que atingirem as metas do programa.

Teleton- Durante o "Fala Governador”, Ricardo convocou todos os paraibanos participarem com doações no programa Teleton para que a AACD possa ser instalada em Campina Grande. O programa será exibido na sexta-feira (21) e no sábado (22) pelo SBT, e as doações serão importantes para levantar os recursos para a construção do centro que trabalha na reabilitação motora de deficientes físicos. "A nossa esperança e a nossa luta têm sido muito grandes. Precisamos que a Paraíba esteja unida em grande corrente de unidade e fraternidade de um povo em prol da AACD em Campina Grande”.

De acordo com Ricardo Coutinho, alguns fatores são determinantes para que Campina seja escolhida para receber um centro de referência de reabilitação motora e produção de orteses e próteses. Uma delas é estar localizada no centro do Nordeste, e também pelo fato de 16% da população paraibana ter algum tipo de deficiência.

"O governo está fazendo de tudo que estiver ao seu alcance para trazer o equipamento para o Estado como a disponibilização de um terreno, de um recurso mensal para custeio e a garantia que a AACD estará dentro do SUS com os serviços credenciados por meio do Fundo Municipal de Saúde”, disse o governador.

Ordens de serviço - Ainda no programa, o governador falou sobre as obras inauguradas e as ordens de serviços assinadas neste final de semana nos municípios de Gurjão, Sumé e Congo nas áreas de abastecimento e construção de estradas. Lembrou também da assinatura da ordem de serviço da Rodovia da Laranja, entrega de 30 casas e de uma creche no município de Matinhas nas comemorações de sua emancipação política. "Esse foi um final de semana abençoado para a Paraíba”, concluiu.